loading...

LUIZA

terça-feira, 25 de abril de 2017

Especialistas em Sexualidade participam do I Simpósio de Psicologia da Faculdade de Ilhéus

O I Simpósio de Psicologia da Faculdade de Ilhéus será realizado nos próximos dias 28 e 29 de abril e tratará sobre o tema “As Diversidades Sexuais”. O evento, que conta com o apoio do Conselho Regional de Psicologia, será aberto na noite de sexta-feira, às 19 horas, no auditório da faculdade, com palestra do professor e escritor Oswaldo Martins Rodrigues Júnior, psicólogo pela Universidade de São Marcos e mestre em Psicologia pela PUC – São Paulo. Oswaldo Rodrigues Júnior é psicoterapeuta sexual e de casais do Instituto Paulista de Sexualidade, já foi secretário-geral da Sociedade Mundial de Sexologia e já presidiu a Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana. 
É o assessor de publicações da ALAMOC - Associação Latino-americana de Análise e Modificação de Comportamento e Terapia Cognitivo-Comportamental. Segundo informações do coordenador do curso de Psicologia, professor Paulo César Ribeiro Martins, o simpósio é aberto à participação de estudantes de qualquer instituição de ensino superior e de profissionais da área. Ainda na noite de abertura, haverá apresentação artística e palestra sobre “Discussão do sistema Conselho sobre Sexualidade, Gênero e Diversidade”, a ser feita pela psicóloga clínica e organizacional, Laura Almeida, especialista em Gestão de Pessoas e pós-graduanda em Terapia Cognitivo- Comportamental. 
A psicóloga atua na Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher através da Ong TamoJuntas, membro integrante do Núcleo de Estudos e Formação em Saúde [NEFES-FRB], auxiliar de pontes no Desabafo Social, colaboradora no Redes Vivas, projeto que tem objetivo de fortalecer as redes de Saúde e de Assistência; compõe o Grupo de Trabalho de Psicologia e Relações Raciais do Conselho Regional de Psicologia – Região Bahia (CRP-03) e é membro-adjunto da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia (CRP-03). É coidealizadora da Rede Dandaras, que tem o intuito de fortalecer o vínculo de saúde e cuidado entre as mulheres negras. Minicursos - No sábado, dia 29, acontecerão quatro minicursos, a partir das 8 horas. Um deles, com o professor Anderson Guimarães, sobre o tema “Conceitualizando gênero e sexualidade: a importância do tema para a Psicologia”.
 Anderson Guimarães é psicólogo conselheiro do XV Plenário do Conselho Regional de Psicologia da Bahia, mestre em estudos interdisciplinares sobre mulheres, gênero e feminismo e doutorando em psicologia social, ambos pela Universidade Federal da Bahia. Outro minicurso será com a professora Laura Almeida sobre “Promoção e prevenção da saúde sexual: população LGBT, pessoas com deficiência e questões raciais”. “Condutas sexuais em várias culturas” será tema do minicurso aplicado pelo professor Oswaldo Martins Rodrigues Júnior. A professora Carla Zeglio tratará do tema “Diversidade e relações familiares: práticas familiares hegemônicas e não hegemônicas”.
 Os minicursos ocorrerão até às 10 horas. Em seguida, haverá palestra sobre “Disfunções sexuais e diversidade”, com Carla Zeglio, psicóloga, especialista em Terapia Sexual, diretora e psicoterapeuta do Instituto Paulista de Sexualidade, e coordenadora do CEPES, curso de qualificação avançada em psicoterapia com enfoque na sexualidade. Após o intervalo para almoço, às 14 horas, o professor Ricardo Moura, psicólogo e coordenador do Grupo de Trabalho Psicologia, Sexualidade e Identidade de Gênero-GTPSIG, fará a palestra ”Normas para a atuação da Psicologia em relação a diversidade sexual e de gênero”. Em seguida, uma mesa redonda sobre “Desafios para a formação e atuação profissional da Psicologia: questões de gênero e sexualidades” reunirá os professores Fábio Bila, Ricardo Moura, Anderson Guimarães, Laura Almeida, Carla Zeglio e Oswaldo Rodrigues Júnior. Logo após, será feito encerramento do evento, que conta com o patrocínio da Terceira Via Formaturas e Eventos, Luciene Bolos e Pousada do Mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário